Quando parte da decoração de um espaço já está definida, a escolha dos cortinados deve seguir o estilo, as tonalidade e sobretudo conferir mais elegância e conforto. Neste projeto, o desafio foi manter a coerência das escolhas de decoração, ao mesmo tempo, dada a dimensão dos espaços, mantê-los sóbrios e bem equilibrados entre luz, cores e texturas.
As cortinas são dos elementos decorativos que mais espaço visual ocupam. Neste apartamento em particular, este factor tinha de ser levado em consideração. Com uma vista deslumbrante sobre o rio Douro, os cortinados assumiram o papel de uma ténue barreira entre o interior, os espaços exteriores do apartamento e a tal vista fabulosa. Na sala, a janela de mais de 7 metros de largura não podia ficar "cheia de pano". A nossa sugestão centrou-se num tecido equilibrado, de tons claros e com uma sensação de leveza, para manter a ligação interior-exterior. Quem entra na sala é imediatamente absorvido pela vista e os cortinados não poderiam cortar esta sensação.
Um tecido equilibrado foi a escolha natural. Não optámos por um tecido demasiado fino porque assim retiraríamos protagonismo ao interior e não colocamos um tecido com mais opacidade para não tirar o papel principal da vista sobre o rio Douro. Com uma textura leve, o tecido utilizado nesta decoração assumiu uma tonalidade creme quase branco mantendo a luminosidade de todos os espaços.
Podemos colocar cortinados na cozinha? Claro que sim.
Existem cuidados específicos para conviver cortinados e as dinâmicas de uma cozinha. Temos de lavar com maior frequência, não aproximar materiais com fogo ou demasiado quentes, ter o cuidado e abrir a cortina sempre que se pretende aceder ao exterior, quando o chão é limpo com algum detergente mais abrasivo, ter o cuidado de recolher a cortina para evitar o contacto. Todos estes cuidados são comuns aos que devemos ter com os cortinados da sala ou dos quartos.
Neste caso, a cortina veio trazer à cozinha aquele detalhe acolhedor muito necessários, pois afinal é na cozinha que passamos muito tempo do nosso dia-a-dia.
Sendo a nossa cliente decoradora, a escolha dos cortinados inseriu-se no seu projeto global de decoração de todo o apartamento. A nossa orientação esteve mais na escolha do tecido em termos de transparência, durabilidade e no feitio. Escolhemos o feitio em onda para conferir dinamismo aos espaços e sobretudo minimizar o impacto de todo o vidro devido às generosas janelas.
Sem dúvida que o desafio era grande, literalmente. O resultado ficou deslumbrante!
O objetivo cumprido de termos harmonia entre as divisões da casa, a oportunidade de abrir ou fechar ambientes ao exterior ou até mesmo de recolher as cortinas para nos deixarmos perder pela vista, deixou-nos muito satisfeitos com o resultado. Os cortinados, especialmente em janelas grandes, não têm de encher o espaço, devem saber conviver, serem neutros quanto baste e extremamente funcionais.