Como enquadrar as cortinas num estilo natural, com tons neutros e suaves? Este foi o desafio desta decoração. A escolha dos tecidos vai bem mais além de escolher o padrão ou a textura. A conjugação com a paleta de cores da parede, do chão e até da envolvente do apartamento, influenciaram as nossas sugestões de tecidos.
A luz é dos bens mais preciosos que dispomos nas nossas casas. Para além de nos ajudar a climatizar os espaços, a natureza humana necessita de luz para melhorar o estado de espírito, para nos dar mais energia, sem esquecer a vitamina D. A escolha de um tecido é influenciada em grande parte pela entrada de luz no espaço. A opacidade serve para tentarmos dominar a entrada de luz e também conferir maior privacidade. Sempre que podemos, sugerimos tecidos luminosos, ou seja, que deixem entrar luz, que proporcionem uma sombra difusa, conferindo ao ambiente maior conforto. Nesta decoração, o tecido escolhido foi um de nível de transparência intermédio, nem muito fino, nem muito opaco. A intenção da escolha foi também no sentido de destacarmos o interior, não deixando de ter a profundidade necessária ao olharmos para o exterior.
O toque do tecido pode parecer menos importante, já que não estaremos em contacto de forma permanente, por exemplo, como o fazemos com a roupa que vestimos, contudo um toque suave confere instintivamente maior conforto. Foi este detalhe que esteve presente na seleção deste tecido, a sua leveza e toque confortável. A sua textura leve, sem ser muito carregada no fio, confere ao cortinado um aspeto uniforme.
É sem dúvida o estilo mais requisitado nos dias que correm. A leveza e elegância do feitio em onda, confere aos cortinados um papel muito importante em qualquer decoração, seja numa sala ou num quarto. A arquitetura deste espaço não previu a existência de sanca no tecto (espaço desenhado para receber a instalação dos cortinados), mesmo assim, aplicamos a nossa calha de perfil mais baixo diretamente no tecto falso, ficando praticamente imperceptível na sua conjugação com a cortina. Damos especial atenção à escolha da movimentação dos cortinados. Este detalhe influencia e muito a funcionalidade de um espaço, especialmente na passagem para o exterior, na abertura das janelas e até no controlo de luminosidade. Finalmente a escolha da forma como serão movimentados os cortinados, manual ou motorizado. Nesta decoração, foram instaladas calhas manuais com movimentação através de fio lateral.
Para além de todas as vantagens que advêm da instalação de cortinados, a sua conjugação com a restante decoração é fundamental para o equilíbrio do espaço. Num estilo predominantemente natural, em que as cores navegam nas tonalidades de branco e bege, os cortinados devem manter-se na camada mais neutra, fazendo uma ligeira nuance com a cor das paredes e assumindo um papel muito suave em todo o enquadramento. Devido à dimensão das janelas, os cortinados devem dar uma noção visual de leveza e profundidade, possibilitando a visibilidade para o exterior ao mesmo tempo que unem a decoração interior dos vários elementos.