O nosso desafio neste projeto: como tornar uma moradia de sonho ainda mais elegante? Perante este desafio, orientamos a nossa cliente a escolher materiais em linha com o seu projeto de decoração, dentro de linhas modernas e sofisticadas.
Os cortinados, os estores e outros elementos decorativos devem encontrar uma convivência equilibrada. A palete de cores deve ser cuidadosamente escolhida e respeitada, as texturas bem conjugadas e os materiais devem estar ao serviço da funcionalidade.
O projeto de decoração deve contemplar a forma como equipamos as janelas de cada espaço. Neste projeto, os cortinados fizeram parte desde o início, dando-nos orientações preciosas para podermos aconselhar melhor a nossa cliente. No projeto conseguimos desde logo prever quais os espaços com cortinados, outros com estores de tecido e ainda estores de rolo. Este aspeto facilita e muito o nosso trabalho e orienta de forma mais concreta os clientes.
A escolha da opacidade dos tecidos neste projeto foi muito facilitada pela envolvente da moradia. Tratando-se de uma moradia isolada, inserida num terreno rodeado de muros altos e situada numa rua pouco movimentada, a nossa sugestão foi para tecidos o mais luminosos possível, para deixarem entrar o máximo de luz natural.
A motorização dos cortinados deixou de ser uma moda ou mera comodidade para se considerar como um requisito para certas decorações. Esta moradia apresenta de raiz um sistema de domótica sobretudo para controlo de climatização e persianas. Propusemos a motorização dos cortinados da Sala de Estar e de Jantar, primeiro devido à sua dimensão (perto de 10m divididos por duas janelas) e pela comodidade de abertura para o espaço exterior. Consideramos que nos Quartos e Escritório o sistema de movimentação dos cortinados poderia ser manual.
Cada instalação tem a sua história. Importa ter em atenção os materiais de construção e a forma como iremos instalar os suportes dos cortinados e dos estores. Nesta moradia, foi tido o cuidado de criar estruturas sólidas de suporte nas sancas (aberturas no tecto para instalar cortinados), incorporaram iluminação indireta e projetaram mais de 20cm de espaço livre para a instalação, ou seja, as condições perfeitas para o nosso trabalho.